ABRAJI

Notícias

Censura prévia aparece em pelo menos três decisões judiciais só em novembro

Censura prévia aparece em pelo menos três decisões judiciais só em novembro

Decisões no AM, em MG e em SP impedem jornalistas e comunicadores de mencionar pessoas

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulga nesta quarta-feira, 13.dez.2023, o relatório “Processos Judiciais contra Jornalistas nas Eleições 2022: como a censura e o assédio judicial afetam os processos políticos e a democracia brasileira?”. O estudo, feito por meio do projeto Ctrl+X, monitorou os processos eleitorais registrados ao longo do ano passado para acompanhar casos de censura e de assédio judicial que afetam jornalistas no Brasil. Em relação à eleição de 2018, houve um crescimento de 14% no número de processos. Amazonas, Alagoas e Goiás são os estados que mais apresentaram condenações com retirada de conteúdo e multas.

ACESSE O RELATÓRIO AQUI

O banco de dados do Ctrl+X conta com uma base de informações de diversos processos judiciais em que há pedidos de remoção de conteúdo e de indenização por parte de partidos e de políticos. No último período, a equipe do projeto focou seus esforços nos processos da Justiça Eleitoral, tanto aqueles do Tribunal Superior Eleitoral quanto dos Tribunais Regionais de todo o Brasil, a fim de filtrar os que tratavam de processos contra jornalistas em que havia pedidos de retirada de conteúdo e que podem ter, de alguma forma, alterado o rumo da campanha eleitoral. 

Entre as informações coletadas e analisadas pela equipe estão dados sobre a  localização, autoria, réus, materiais e alegações judiciais. Veja aqui a fonte original gerada pelo Tribunal Superior Eleitoral e utilizada pela Abraji para acessar a lista de processos judiciais. 

Amazonas lidera como o estado com mais processos

O estado do Amazonas, apesar de contar com menos de 2% da população brasileira, concentra quase 25% do total de processos analisados no relatório. Além disso, também foi o local onde houve o maior número de condenações. Isto é, o maior número de pedidos de remoção de conteúdo deferidos e de multas aplicadas. 
 

CTRL+X

Primeira vez no site?

Veja um vídeo rápido (cerca de 1 min) e aprenda a usar as ferramentas da página.

fechar

CTRL+X

Precisa de uma ajuda?

fechar

fechar

CTRL+X

Atenção

O projeto Ctrl+X começou a catalogar também os processos judiciais com características de assédio judicial contra o jornalismo. Veja mais sobre isso neste texto ou assista a esse tutorial.

fechar