ABRAJI

Notícias

Políticos de quase 300 cidades tentam retirar informações da web durante eleições 2016

Políticos de quase 300 cidades tentam retirar informações da web durante eleições 2016

Em pelo menos 305 cidades diferentes do Brasil o poder judiciário foi acionado para retirar algum tipo de informação publicada na internet, suspender uma rádio ou proibir a circulação de um jornal durante as eleições de 2016. Em 294 dessas cidades, as ações partiram de políticos e partidos; no restante, vieram do Ministério Público Eleitoral. Isso é o que mostra novo levantamento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Os dados são do projeto Ctrl+X, que mapeia tentativas de usar a justiça para impedir a divulgação de informações.

A cidade campeã no número de processos é Juiz de Fora (MG), com 14 processos. Em Juiz de Fora, quase todas as ações partiram de dois candidatos a prefeito: o prefeito eleito Bruno Siqueira e Noraldino Júnior. Ambos entraram na justiça para retirar postagens do Facebook críticas aos dois.  

Outras duas cidades se destacaram nas tentativas dos candidatos de esconder informações: Paranaguá (PR) e Guaxupé, com 13 ações judiciais do tipo cada uma.  Em Paranaguá, André Pioli moveu 7 ações judiciais, direcionadas principalmente a retirar postagens de Facebook críticas à sua candidatura. O candidato, que é jornalista, está entre os três políticos brasileiros que mais tentaram retirar informações da internet nestas eleições. Seu principal opositor e vencedor das eleições, Marcelo Roque, também entrou na justiça 4 vezes para retirar informações do ar. No caso dele, os alvos foram notícias do Jornal dos Bairros e TCI Comunicações.

Guaxupé está entre as campeãs por conta de uma série de diferentes processos pedindo a retirada do da matéria “Justiça manda cassar 12 de 13 Vereadores de Guaxupé por ‘farra das diárias’”. Ao todo 9 dos vereadores citados na notícia entraram com processo tentando retirar a informação do ar no Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Lista Completa.

Veja abaixo todas as cidades onde há processos pedindo retirada de conteúdo do ar nestas eleições e a quantidade deles ou baixe o arquivo. Para explorar os processos dos políticos, use a ferramenta do Ctrl+X.

CTRL+X

Primeira vez no site?

Veja um vídeo rápido (cerca de 1 min) e aprenda a usar as ferramentas da página.

fechar

CTRL+X

Precisa de uma ajuda?

Escolha qual tutorial você quer assistir:

fechar

fechar