ABRAJI

Notícias

MDB lidera tentativas de excluir informações da web

MDB lidera tentativas de excluir informações da web

Políticos do partido já entraram com 45 ações para tentar ocultar informações da internet nestas eleições

O partido cujos candidatos mais tentaram ocultar informações nestas eleições é o MDB. Os candidatos do partido já foram responsáveis por 45 processos em 2018 pedindo à Justiça que retirasse da internet algum tipo de conteúdo negativo. Os dados são do Ctrl+X, projeto da Abraji que monitora as tentativas judiciais de cercear a divulgação de informações.

A candidata ao governo do Maranhão Roseana Sarney, com 10 processos judiciais, e o senador Eduardo Braga, são os emedebistas que mais tentaram retirar informações do ar nestas eleições. O vice-campeão de ações na justiça é  PSDB, que moveu 37 processos para ocultar informações, seguido pelo PSL (28). O candidato ao governo do Estado de São Paulo João Dória Jr. (11 processos)  e o presidenciável Jair Bolsonaro (24) são os políticos desses partidos que mais acionaram a justiça.

Se considerarmos todos os anos cobertos pelo projeto Ctrl+X (desde 2002), o partido campeão de processos é o PSDB (364 ações para remover conteúdo), seguido de MDB (352) e PT (225).

CTRL+X

Primeira vez no site?

Veja um vídeo rápido (cerca de 1 min) e aprenda a usar as ferramentas da página.

fechar

CTRL+X

Precisa de uma ajuda?

Escolha qual tutorial você quer assistir:

fechar

fechar