ABRAJI

Notícias

Candidatos já processaram 99 veículos de mídia em 2016

Candidatos já processaram 99 veículos de mídia em 2016

 

Políticos e partidos já processaram ao menos 99 veículos de mídia para que informações fossem retiradas da internet ou deixassem de ser divulgadas nas eleições de 2016. Somando-se os processos do Ministério Público Eleitoral, são 105 ações. É isso o que mostra o mais recente levantamento do projeto Ctrl+X, da Abraji, que mapeia ações na justiça contra a divulgação de informações.


O número já supera a quantidade de processos contra veículos em todas as eleições anteriores catalogadas pelo sistema. De 2002 a 2014, o Ctrl+X catalogou ações que tinham 63 veículos como alvo. Somando-se todos os anos desde 2002, o projeto já identificou ações contra 147 publicações. Vários dos processos têm como alvo mais de um veículo.

Os nomes dos veículos processados em 2016 mostram que há pelo menos 53 contra jornais e editoras, 18 contra blogs, 11 contra sites e portais e 14 contra rádios/TVs na lista. Os processos estão bem concentrados. Ao todo 45% dos 311 processos catalogados em 2016 têm como alvo informações publicadas nas plataformas das empresas Facebook ou Google. A maior parte das empresas possui apenas um processo catalogado contra si.

Os dados tabulados por empresas podem ser baixados nesta planilha eletrônicaPara obter mais informações sobre esses processos, navegue pela plataforma Ctrl+X e acesse o twitter do projeto. Dúvidas e ajudas para pautas jornalísticas com os dados, ligue para (11) 3159-0344 (com Tiago Mali)

CTRL+X

Primeira vez no site?

Veja um vídeo rápido (cerca de 1 min) e aprenda a usar as ferramentas da página.

fechar

CTRL+X

Precisa de uma ajuda?

Escolha qual tutorial você quer assistir:

fechar

fechar