ABRAJI

Notícias

Bolsonaro é o segundo político que mais tentou ocultar conteúdo na história

Bolsonaro é o segundo político que mais tentou ocultar conteúdo na história

Os candidatos campeões das tentativas judiciais de esconder notícias negativas e posts críticos nestas eleições foram o presidenciável Jair Bolsonaro (24 vezes), o candidato a governador de São Paulo João Dória Jr. (11) e a candidata a governadora do maranhão Roseana Sarney (10). Os dados são da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que monitora tentativas judiciais de retirada de conteúdo do ar por meio do projeto Ctrl+X.

Entre as tentativas de remover conteúdo de Bolsonaro estão ações contra posts críticos no Facebook, contra a divulgação de pesquisa do Datafolha, e um processo para retirar da internet todas as reportagens da Folha de S. Paulo sobre o caso da sua ex-servidora que vendia açaí no período de expediente.

Além de ser o campeão destas eleições, Bolsonaro é o segundo político brasileiro que mais tentou retirar informações da internet somando-se todos os anos monitorados pelo projeto. Ele só perde para o ex- senador Expedito Júnior, de Rondônia, que tentou retirar informações do ar 34 vezes durante as eleições de 2014. O Ctrl+X tem processos mapeados desde 2002.

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

CTRL+X

Primeira vez no site?

Veja um vídeo rápido (cerca de 1 min) e aprenda a usar as ferramentas da página.

fechar

CTRL+X

Precisa de uma ajuda?

Escolha qual tutorial você quer assistir:

fechar

fechar