ABRAJI

Notícias

1 em cada 5 ações no 1º turno partiu do PSDB

1 em cada 5 ações no 1º turno partiu do PSDB

Os candidatos do PSDB foram os que mais entraram na justiça para retirar do ar publicações de jornalistas e de veículos de mídia no primeiro turno das eleições de 2016.  Os políticos do partido entraram com 81 ações judiciais, mostra levantamento do Ctrl+X, plataforma da Abraji que mapeia processos tentando remover informações da internet. O número corresponde a 20% de todas as ações na justiça, ou um em cada cinco processos. O PMDB é o segund colocado na comparação, com 52 processos, e o PDT (36 casos) é o terceiro, seguido de PSB (32) e PSD (29).




Os estados onde os tucanos mais recorreram à justiça contra divulgação de informações foram São Paulo, onde o candidato à prefeitura de São Caetano do Sul José Auricchio Jr. entrou com 5 processos, e Goiás, onde o prefeito de Águas lindas, Osmarildo Alves de Sousa, lidera a contagem, com 4 ações. Já no caso do PMDB, a maior parte dos processos foi registrada no Paraná e em Minas Gerais.


Desde 2002

Levando-se em consideração todas as eleições mapeadas pelo projeto Ctrl+X, desde 2002, o PSDB também está na liderança em relação ao número de processos contra a divulgação de informações. Com 251 ações, respondem por 17% do total, seguidos por PMDB (195 ações) e PT (177).



CTRL+X

Primeira vez no site?

Veja um vídeo rápido (cerca de 1 min) e aprenda a usar as ferramentas da página.

fechar

CTRL+X

Precisa de uma ajuda?

Escolha qual tutorial você quer assistir:

fechar

fechar